Diocese de Dundo

História

Em 1899 o superior de Huila Padre José Maria Antunes, nomeado Visitador das missões Espiritanas de Angola, foi de Malanje ao Louremo a fim de estuda o projeto da nova fundação.
Em 4 de Julho de 1900 saíram de Malanje 4 missionários, padres Victro Wendling e Inácio Francisco dos Santos, irmãos Geraldo Martins e Baltazar Gonçalves, acompanhados de alguns cristãos de Malanje, para os ajudar nos primeiros trabalhos – 8 alunos da missão e 8 homens casados mais 35 carregadores. 15 dias depois chegaram a margem do rio Lui, onde foram bem recebidos pela população local.
26 de Agosto de 1900 Padre Wendling benzeu a capela e a residência provisoria. O trabalho missionário foi duro mas mesmo no fim do ano 1901 a comunidade de cristãos contava com 45 batizados adultos, 77 crianças e 3 casamentos.
         O facto digno de mencionar foi a visita do primeiro bispo Dom João Evangelista que na segunda quinzena de Novembro em 1912 ficou uma semana na missão de Mussuco. Em 1917 construi-se uma boa Igreja e um pouco mais tarde edifícios da residência e do internato. Em 1938 chegaram as Irmãs de S. José de Cluny, muito esperadas. Aquele tempo já existiam 34 rapraigas orientadas pela mulher casada e ainda mais 80 meninas externas.
Em 1940 digamos ao celebrar de 40 anos de existência da missão de Mussuco administrou-se 4 972 batismos, 1424 confirmações 589 casamentos.
No período desta evangelização devemos mencionar os três irmãos Baltazar, Gil e Geraldo que repousam no cemitério junto da missão e mais três irmãs de S. José de Cluny.